Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, “Deus cura”) é considerado o portador da cura Divina. Também há indícios de que ele seja um dos responsáveis pela transição do corpo e espírito, a cura divina também pode ser entendida como a morte. Rafael também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaica, cristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura(física,psíquica ou espiritual). Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa “Deus cura” em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.

Na Bíblia, o Arcanjo Rafael é citado no Antigo Testamento, no Livro de Tobias. É narrado que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade,passou pela provação da cegueira e de todos lhe questionarem a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro. São Rafael tomou a forma humana, se fez chamar Azarías e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o Arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia casar-se com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como “um dos sete que estão na presença do Senhor”.

No capítulo 12, Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo (arcanjo) de Deus (Tb 12,15) “Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor”.

 

ORAÇÃO AO ARCANJO RAFAEL

Arcanjo Rafael, Arcanjo da Cura, que ministras a cura aos que estão cativos,
Guia os nossos passos enquanto caminhamos em direção à luz;

Vem sobre o nosso ser e ministras toda a força de cura do Senhor Nosso Deus.

Pedimos, Arcanjo Rafael, que vás ao encontro daqueles que estão enfermos, que estão padecendo; de forma especial, que vás àqueles pelos quais estamos intercedendo.

Que teus anjos ministrem o remédio que eles precisam em suas dores.

Vem, até mesmo, levantar aquele que está caído.

Ó Pai amado, pedimos que designes São Rafael e todas as suas milícias para que estejam ao lado destes pelos quais intercedemos.

Arcanjo Rafael, rogai por cada um de nós.

Fontes: Wikipedia e Nossa Sagrada Família

Deixe um comentário