Dicionário da Umbanda

Àdúrà: É a reza de súplicas, dos pedidos.

Agô: Pedido de Licença.

Akué: Dinheiro.

Alguidar: Vasilha de barro.

Amaci: Líquido preparado de ervas sagradas. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

Aruanda: Local do plano espiritual onde habitam guias e orixás que trabalham na umbanda.

Atibaia: Água.

Axé: Força mágica, representa a “cobertura espiritual ou “egrégora”.

Axogum: Literalmente, o possuidor do axé de Ogum.

Azudo: Anjo da guarda.

Banda: Esse termo vem da palavra em Quimbundo(dialeto angolano) MBANDA, e significa preceito ou fundamento religioso. Devido a uma palavra sânscrita BANDHA, pode significar laço, vínculo ou religião. Na Umbanda essa palavra é usada mais com esses últimos significados.

Bater cabeça: É um ato de profundo respeito, uma forma de saudação que se faz ao pé do Gongá.

Breve: Amuleto usado por dentro da roupa ou dentro de bolsas,carteiras, etc, para proteção.

Cacarucai: Indivíduo (encarnada ou desencarnada) muito idosa. É usada a forma CACARUCAIA, quando se trata de feminino. Usam-se também as formas CACURUCAI e CACURUCAIA.

Calunga Grande: Praia.

Calunga pequena: Cemitério.

Cambono: Nome dado a pessoa que atende as entidades incorporadas. Pode ser chamado também de Cambondo.

Campo santo: Cemitério.

Camutuê: Cabeça.

Capangueiro: Termo usado no sentido de companheiro.

Casa grande: Cemitério.

Casa santa: Cemitério.

Cavalo: Pessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. É o médium.

Cazuá: Terreiro, templo, local.

Coco: Cabeça.

Demanda: Disputa, questão, briga, desentendimento.

Descarregar: Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.

Dois Dois: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiliano; também são assim designados os santos Cosme e Damião. Orixá africano IBEJI. Falange das crianças, na Umbanda.

Egun: Nome genérico que se dá aos espíritos desencarnados. Isto é, espirito dos mortos.

Entidades: em número incalculável, subordinados a um guia chefe.

Falange: Na Umbanda, é uma subdivisão de linha, onde se agrupam

Fechar a Gira: O mesmo que encerrar os trabalhos em um terreiro. Encerrar a sessão.

Feitiço: Feitiço é o mesmo que encantamento.

Firmar Ponto: É o ato de um Guia ou Entidade riscar seu ponto.

Fundamento: Base, razão de ser.

Fundanga: É o mesmo que pólvora.

Gira ou Engira: Sessão religiosa.

Gongá: Altar de Umbanda.

Guia I: Entidade espiritual de grande elevação, luminosidade e evolução que se apresenta pelos médiuns, nos terreiros de Umbanda, para fazer a caridade.

Guia II: Colar feito de conchas, contas, sementes, pedras ou metais, utilizados nos terreiros de Umbanda e dos cultos afros-brasileiros,p elos médiuns ou pelas entidades, como ponto de fixação de forças, proteção ou distintivo.

Ibejada: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob a forma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos.

Ibejis: Corruptela de IBEJI, Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião.

Indáia – Mulher.

Jimbo – Dinheiro.

Jurema: Local sagrado, como Aruanda, onde se encontram os Caboclos.

Macaia: Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros.

Macumba: Instrumento músico de percussão dos negros.

Macumbeiro: Aquele que pratica a macumba, ou seja, que toca o instrumento ou aprecia seu toque. Com o passar dos anos, as sessões em si passaram a ser chamadas de chamadas de “macumba” (errado). Despachos passaram a ser chamados de macumba (pelos totalmente leigos). O termo vou à macumba até poderia ser usado, se fosse no sentido de apenas ir ouvir o toque dos instrumentos.

Marafo/Marafa: cachaça

Menga: Sangue.

Ofò:  Rezas de encantamento.

Ori:  Cabeça.

Oríkì:  frases ou poemas que são formados para saudar(homenagear) o orixá referindo-se a sua origem, sua ancestralidade, suas histórias.

Orin:  Cânticos, cantos ou mesmo as cantigas.

Oti: Cachaça.

Pataco: Dinheiro.

Patuá: Amuleto. Antigamente eram saquinhos de couro ou de pano, com boca amarrada com cordão metálico, junto a uma conta de vidro da cor da divindade protetora. Atualmente são de forma quadrada ou retangular, em couro natural ou sintético, mas cores rituais, contendo Figas de Guiné,Búzio, Estrela de Salomão, etc; ou pedaços de ervas as vezes orações.

Pavio:  Vela.

Perna de calça:  Homem.

Pemba: Pedaço de giz usado para riscar os pontos das entidades.

Pito:  Cigarro, cachimbo.

Ponto riscado: Desenho formado por um conjunto de sinais cabalísticos, que riscado com pemba ajuda a chamar a entidade ao mundo terreno. Quando riscado pelo médium incorporado identifica a entidade.

Sebo:  Vela.

Toco:  Banco.

Trabucadô:  Trabalhador.

Trabucar:  Trabalhar.

Tupã: Deus.

Zambi: Deus.

Arcanjo Rafael

Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, “Deus cura”) é considerado o portador da cura Divina. Também há indícios de que ele seja um dos responsáveis pela transição do corpo e espírito, a cura divina também pode ser entendida como a morte. Rafael também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaica, cristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura(física,psíquica ou espiritual). Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa “Deus cura” em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.

Na Bíblia, o Arcanjo Rafael é citado no Antigo Testamento, no Livro de Tobias. É narrado que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade,passou pela provação da cegueira e de todos lhe questionarem a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro. São Rafael tomou a forma humana, se fez chamar Azarías e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o Arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia casar-se com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como “um dos sete que estão na presença do Senhor”.

No capítulo 12, Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo (arcanjo) de Deus (Tb 12,15) “Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor”.

 

ORAÇÃO AO ARCANJO RAFAEL

Arcanjo Rafael, Arcanjo da Cura, que ministras a cura aos que estão cativos,
Guia os nossos passos enquanto caminhamos em direção à luz;

Vem sobre o nosso ser e ministras toda a força de cura do Senhor Nosso Deus.

Pedimos, Arcanjo Rafael, que vás ao encontro daqueles que estão enfermos, que estão padecendo; de forma especial, que vás àqueles pelos quais estamos intercedendo.

Que teus anjos ministrem o remédio que eles precisam em suas dores.

Vem, até mesmo, levantar aquele que está caído.

Ó Pai amado, pedimos que designes São Rafael e todas as suas milícias para que estejam ao lado destes pelos quais intercedemos.

Arcanjo Rafael, rogai por cada um de nós.

Fontes: Wikipedia e Nossa Sagrada Família

Perdão

“Perdoar não é esquecer, não é justificar, não é minimizar e nem reconciliar-se. Perdoar é um processo pessoal sem esperar nada do outro. Perdoamos para não ficarmos presos ao passado; perdoar é seguir em frente e não deixar que o mal do passado afete o seu presente.”

Perdão liberado é pétala de rosa, perdão retido é tumor

Se existe algo que me conforta mais do que qualquer outra coisa é ter a certeza de que sou capaz de perdoar. Eu tentei e consegui perdoar. De fato, agora eu sei que perdoando me salvei, porque essa era a única maneira de me reencontrar.

Perdoar a quem me magoou significou uma mudança de vida; deixei de pensar em você com rancor para pensar em mim com amor.

“Não existe nada melhor do que reencontrar-se consigo mesmo e perdoar a outra pessoa, quer ela tenha razão ou não. Quando as pessoas magoam alguém, normalmente é porque não sabiam agir de outra forma, por medo ou por qualquer outro motivo. Então, perdoar é uma coisa maravilhosa.” – Marwan

Salve a si mesmo

Aceitar que alguém nos machucou por dentro e tentar mudar implica um choque emocional muito grande. Nesse momento nos sentimos sozinhos e parece que só nos restam duas opções pela frente.

Por um lado, a maneira mais fácil parece ser deixar o tempo curar as feridas e acreditar que ele pode perdoar por nós. Por outro lado, temos o desafio de enfrentar a dor e perdoar.Com o passar dos anos me dei conta de que o segundo caminho é o mais correto.Quando perdoamos deixamos de pensar na ferida com ódio e rancor, para pensar somente na cicatriz.

“Perdoar não é esquecer, não é justificar, não é minimizar e nem reconciliar-se. Perdoar é um processo pessoal sem esperar nada do outro. Perdoamos para não ficarmos presos ao passado; perdoar é seguir em frente e não deixar que o mal do passado afete o seu presente”. – Anônimo

O perdão é um convite ao amor próprio e a nossa salvação. Salvar-se da dor e superar os maus momentos para crescer, aprender a ser uma pessoa melhor e valorizar o que temos.

Perdoar me torna uma pessoa melhor

Por que perdoar nos faz crescer? Perdoar é o ato mais corajoso que conheço. Nada nos faz tão grandes como saber perdoar as maiores decepções e entender que perdoar é tão necessário quanto ser perdoado.

Pedir perdão é tão difícil quanto perdoar. É preciso deixar a dor de lado, ter coragem para reconhecer os erros e “fazer as pazes” com o outro.

Eu gosto das pessoas que entendem que é preciso pagar um preço pelo nosso bem-estar e muitas vezes isso implica perdoar, esquecer e “deixar ir a dor”.

Acredito que o meu comportamento nem sempre passe pelo filtro do certo e do errado, e isso me permite errar.

Porque o perdão é necessário?

A sinceridade é benéfica em todos os relacionamentos, principalmente quando se trata de nós mesmos. Seja honesto e perdoe sinceramente; o perdão traz muitos benefícios.

– Muitas pessoas não acreditam nisso, mas não perdoar prejudica a nós mesmos.

– Perdoar melhora a saúde, reduz o estresse e previne doenças cardíacas.

– O perdão liberta e cura: as pessoas mudam, o tempo passa e ninguém é perfeito. Quando entendemos isso, saímos das situações que nos mantêm presos. Perdoar significa entender que todos nós podemos errar.

“Perdoar não é esquecer, mas recordar sem sofrer”. – Anônimo

Fonte: Antroposofy

Construção

Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos. Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos. Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente. Mas agredimos.

Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro. Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe. E, assim, vamos causando transtornos.

Esses transtornos tantos mostram que não estamos prontos, mas em construção. Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma.

O outro também está em construção e também causa transtornos. E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca. Outras vezes, é o cal ou o cimento que suja nosso rosto. E quando não é um, é outro. E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.

Os erros dos outros, os meus erros. Os meus erros, os erros dos outros.Esta é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram. A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão.

Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante. Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.

O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão. É um banho na alma! Deixa leve! Se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos…Estou em construção!

Gabriel Chalita

Preparação

Orientações aos assistentes que comparecem à gira, à consulta, à terapia do passe e ao desenvolvimento espiritual:

No dia em que for comparecer à gira, assim como no dia anterior, faça um bom preparo.

Evite atritos, desentendimentos, irritações e agressividade. Coração conturbado e mente perturbada são “veias difíceis” na transfusão magnética e “portas fechadas” para o amor e a fraternidade.

A alimentação deve ser leve e saudável, evitando o sono que advém quando sobrecarregamos o estômago.

Procure dormir o tempo necessário para o refazimento das energias despendidas.

É importante acompanhar as leituras doutrinárias que antecedem à gira, nas quais colhemos orientações preciosas.

Traje roupas adequadas ao ambiente, confortáveis, que não exponham o corpo. Observe a pontualidade, porquanto a consulta é o complemento da ajuda que começamos a receber, tão logo chegamos ao Terreiro. Paciente atrasado prejudica sua terapia.

Enquanto permanecer em nosso ambiente, fuja de conversas vazias, que não condizem com os objetivos da reunião e dos trabalhos.

Quando necessário, fale em voz baixa e pausada mantendo o respeito dentro de nossa Casa. Lembre-se de que a prece é a porta de entrada para o Mundo Espiritual.

A leitura, com mensagem espiritualista, normalmente realizada no início dos trabalhos, é um convite para que nos disponhamos a meditar em torno de um tema edificante, guardando valioso silêncio.

Durante a consulta, não tome o tempo dos guias com conversas vazias. Preste atenção nas orientações recebidas, seja sincero, objetivo e delicado. Desenvolva a sua fé. Para receber a caridade, é preciso humildade.

Esteja consciente de que a ajuda maior que venha a receber, virá do Céu.

Quando nossas palavras e preces fluem do coração, refluem as bênçãos de Deus.